sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Radial Sul

simulação com pinturas de Paul Klee
O trecho da Radial Sul que vai da Rua Alzira Cortes até a Ministro Raul Fernandes é uma área de passagem, sem denominação definida. Degradada e abandonada, a área tem sofrido com a violência, além de servir como estacionamento e banheiro público.
A iluminação e a vigilância da área são as soluções imediatas. Mas iluminar e vigiar o quê? É preciso reverter a situação do local criando uma área de interesse público, simbólica da ocupação e da atenção com o que se passa ali. Assim como a praça foi plenamente recuperada pelos moradores, aquele trecho também pode ser transformado e passar a ter outra imagem e significação para moradores e passantes.

simulação com pinturas de Paul Klee

A proposta é a pintura, a jardinagem e a nominação daquele trecho da rua, coletivamente, com a participação de crianças, adolescentes e adultos, e a orientação de artistas voluntários (pintores, ilustradores, grafiteiros, cenógrafos, paisagistas, jardineiros) da região. Todos executando um projeto artístico coletivo, criado especificamente para aquele espaço comum.
Inicialmente, poderia ser feita uma convocação nas escolas e condomínios da região para o envio de desenhos, pinturas, e a sugestão de nomes para o local. Depois, e a partir dessas contribuições, os artistas envolvidos iriam elaborar um projeto para a área. E então, em dois fins de semana, um para pintura e outro para jardinagem, a rua seria pintada, plantada, nomeada e assinada por todos os participantes. Músicos estariam convidados a tocar e cantar durante o evento. Apoios podem ser captados junto às instituições e ao comércio da região; à RioLuz deve ser pedida a iluminação adequada do local; à Prefeitura, a licença para a pintura e a nominação da rua, bem como o seu fechamento nos dias de evento e o fim do estacionamento-sanitário. O blog está aberto para viabilizar este evento.

simulação com pinturas de Paul Klee

5 comentários:

  1. Uma idéia criativa e maravilhosa! parabéns!
    Com certeza será um sucesso!
    Não devemos nos acomodar!

    ResponderExcluir
  2. ótima idéia! precisamos de movimentos como esses para que o Rio de Janeiro esteja sempre limpo e bonito.

    ResponderExcluir
  3. Também penso que o Rio de Janeiro todo merece esse tipo de ação. E, é lógico, sou favorável à pintura da Radial Sul.

    Waldir Mello

    ResponderExcluir
  4. Oi, ideia maravilhosa! No ano passado, cheguei a fazer contato com um grupo bacana de grafiteiros que se interessou, mas precisavam de alguma verba para fazer a base do muro (tinta branca). Como não tenho contato com patrocinadores, a ideia estacionou. Tem todo meu apoio!!! Mande e-mail para as escolas convocando a turma tb. Esta rua, se não queremos mais prédios, tem que ser reurbanizada, limpa e conservada, principalmente por nós, moradores. Como está, é lixo.
    Outra ideia que tive foi de derrubar o muro e gradear aos moldes do que foi feito no Jardim Botânico. O verde do jardim ficou à vista de quem passa na Pacheco Leão, ficou mais bonito, e evita que urinem e acumule lixo.
    Enfim, vamos nessa! Tudo pra melhorar nosso pedacinho de cidade.
    Bjs, Lu

    ResponderExcluir
  5. Maravilha.... grande idéia, tente uma parceria com a pinheiro tintas, de repente eles dão as tintas.....

    ResponderExcluir